Buscar
  • Federação Nacional dos Estudantes dos Cursos do Campo de Públicas

Sobre o dia 05 de julho.

*Diego Mutti


No dia de ontem (5), foi comemorado o  Dia do Administrador Público. Mas você sabe o

porquê dessa data?

 

Ao contrário do que muitos pensam, o Dia do Administrador Público ainda não é

comemorado em todo Brasil, isso porque um Projeto de Lei a respeito da comemoração da profissão está travado no Congresso. Sendo assim, essa data é comemorada oficialmente - ainda - em âmbito municipal e estadual - respectivamente em Balneário Camboriú e no estado de Santa Catarina.


 Porém, este é um dia muito significativo para o Campo de Públicas no Brasil e, portanto, temos muito a comemorar, mesmo que a data ainda não seja oficializada nacionalmente.

 

Na madrugada de 5 de julho de 2007, o Campo de Públicas perdeu prematuramente duas pessoas que marcaram história. Estas pessoas, Alice Jorge de Souza e Wagner Nathan de Castro, estudantes de Administração Pública, estavam trabalhando na organização do ENEAP 2007 (Encontro Nacional dos Estudantes dos Cursos do Campo de Públicas), ocorrido em Florianópolis.

 

No entanto, acabaram não vendo o resultado de seu esforço e dedicação, devido a um

acidente de carro que abreviou suas passagens entre nós de maneira inesperada. Ainda

assim, no mesmo dia, o evento ocorreu, foi um sucesso e fez história, tendo nele sido

criada a atual Federação Nacional dos Estudantes do Campo de Públicas (FENEAP).

Sendo assim, este dia foi escolhido para simbolizar a luta diária que temos tido para uma Administração Pública com mais eficiência, eficácia e efetividade em nosso país.

 

O dia 5 de julho, então, é um dia para lembrarmos da importância que podemos e

devemos ter na máquina estatal, seja em nosso trabalho, ou em nossa luta política. A

nação brasileira tem enfrentado uma grande crise de confiabilidade do setor público como um todo e, queiramos ou não, somos as principais peças para que esta má fase seja superada e voltemos a caminhar na direção do desenvolvimento e da democracia.


O Administrador Público é um agente relevante e necessário para a obtenção de um país próspero e de sucesso. Por isso, merece ser homenageado com seu próprio dia nacional.


*Texto adaptado de Diego Mutti. Acadêmico de Administração Pública da UFLA, presidente do Centro Acadêmico de seu curso e Diretor de Expansão da FENEAP.



1 visualização

federação nacional

dos estudantes do

campo de públicas

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

© 2018